Os kremlins da Rússia (turnês virtuais 360º)

Posted on 12/09/2014 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


KULTURIART inicia a publicação de uma série de turnês virtuais pelos kremlins (fortalezas) da Rússia. 

O ponto de partida dessa viagem é o Kremlin de Moscou, um monumento arquitetônico ímpar, intimamente ligado à história da Rússia. 

O Kremlin de Moscou é a residência oficial do Presidente da Federação Russa e o principal símbolo do país.

(click na legenda da foto e faça o seu passeio virtual)


O Grande Palácio do Kremlin foi construído para o czar Nicolau I entre 1838-1850 no lugar do palácio da imperatriz Elizaveta (Isabel), que por sua vez tinha sido edificado sobre as fundações do palácio de Ivan III. A construção foi dirigida por Konstantin Ton, o fundador do estilo arquitetônico neobizantino russo. Os cinco salões solenes foram denominados de acordo com as cinco ordens honoríficas russas: São Jorge, Santo André, Santo Alexandre, São Vladimir e Santa Catarina.



O Palácio das Facetas foi edificado por Marco Fryazin e Pietro Antonio Solari para Ivan III em 1491. Inicialmente ele fazia parte de um conjunto já desaparecido dos palácios Naberezhnaia (Fluvial), Dourado e Grande (mais tarde “das Facetas” devido à cobertura da sua fachada principal com pedras brancas facetadas). Este tipo de palácios eram construídos na Rússia para as receções e banquetes. Em 21 de junho de 2012 o palácio foi aberto a visitas públicas.



O Palácio dos Terems foi construído em 1635-1636, durante o reinado do czar Mikhail (Miguel), pelos mestres Bazhen Ogurtsov, Trefil Sharutin, Antip Konstantinov e Larion Ushakov. Como piso térreo foram usados os restos das oficinas dos palácios do século XVI. Os aposentos do czar ocupavam o segundo piso do palácio e eram constituídos por quatro câmaras de dimensões relativamente pequenas.



O Palácio Estatal do Kremlin, que foi anteriormente o Palácio dos Congressos, foi construído em 1961 sob direção do arquiteto Mikhail Posokhin, com o apoio de Nikita Khruschev, no local do antigo edifício do Arsenal. A sua construção demorou apenas 16 meses, porque a sua inauguração foi planejada para a abertura do XXII Congresso do PCUS. Além dos congressos, conferências e reuniões, o auditório do Palácio se destinava à realização de festivais e representações de artes cênicas: espetáculos de ópera, balé e concertos.



O Kremlin de Moscou está localizado no monte Borovitsky na margem esquerda do rio Moscou. As primeiras fortificações, rodeadas por um fosso e um aterro, surgiram neste local em 1156. Em 1238, durante a invasão mongol, o Kremlin foi destruído. Em 1339 foi construído de novo e as muralhas e torres existentes foram construídas em 1485-1516. Hoje o Kremlin alberga a residência oficial do Presidente da Rússia assim como muitos monumentos históricos.