Palácio Nacional de Sintra

Posted on 1/28/2015 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE


O Palácio Nacional de Sintra é o monumento que melhor sintetiza os muitos anos de História de Portugal, desde o domínio árabe e da conquista cristã até à implantação da República.

A sua arquitectura que atravessa diversas épocas e estilos, bem como a sua magnífica colecção de azulejos, são características únicas que atraem inúmeros visitantes, ao que é hoje um dos monumentos mais visitado do País.

História

Como disse o Conde de Sabugosa no seu livro O Paço de Sintra "Da primitiva edificação do Paço, do nome do seu fundador, são todos conformes em dizer que nada se sabe ao certo".

A sua origem árabe é aceite pela generalidade dos especialistas, e a sua utilização pelos reis da dinastia Afonsina é comprovada por documentos reais, datados e firmados por quase todos eles. É no entanto impossível descrever o que estaría edificado até ao reinado de D.João I, por manifesta falta de documentação.

A designação «Os Paços da Raínha» passou a ser corrente ainda em finais do século XIV, e, é provável que então tenha sido iniciada uma campanha de obras de reconstrução do antigo alcazar.

É com bastante segurança que se pode afirmar que durante o reinado de D. João I se construiram as cozinhas, a sala dos cisnes (então conhecida como sala grande ou dos infantes), o eirado da audiência, a sala da pêgas e outras divisões que fazem ligação com a capela, que também foi alvo de grandes obras.

Já no século XVI, D. Manuel I mandou edificar toda a ala manuelina, reconhecível pela decoração característica das suas janelas, bem como a magnífica sala dos brasões. Este rei é também responsável por outros melhoramentos, entre os quais se destaca a decoração azulejar, tão do seu gosto.

As três campanhas de construção a que aludimos, são sem dúvida as mais marcantes, sendo que as obras neste palácio se estenderam por muitos outros reinados, havendo também muitos trabalhos de restauro que contribuiram para que este monumento mantivesse a dignidade e beleza, que ainda hoje podemos admirar.

Factos

D. Afonso V nasce no dia 15 de Janeiro de 1432, no Paço Real de Sintra, mais precisamente na Sala das Colunas também referida como das Duas Irmãs, situada mesmo por baixo da Sala dos Brasões. Este rei viría a falecer quarenta e nove anos mais tarde, exactamente na mesma sala onde nascera.

No último dia de Agosto de 1481, três dias depois da morte de D. Afonso V, era aclamado rei D. João II, no Paço de Sintra, na altura com pouco mais de vinte e seis anos de idade. De facto, esta é a segunda proclamação já que a primeira tinha acontecido anos antes, ainda em vida de D. Afonso V, na cidade de Santarém.

Foi em Sintra que D. Manuel I recebeu a notícia da descoberta do caminho marítimo para a Índia, dada por Nicolau Coelho.

A 20 de Setembro de 1674 chega ao Paço de Sintra, D. Afonso VI. Chegado do seu cativeiro na Ilha Terceira, para aqui passar também em cárcere os últimos nove anos da sua vida.

Em 21 de Setembro de 1885 na Sala das Pêgas, foram homenageados Capelo e Ivens num jantar oferecido por D. Luís.

Na manhã de 5 de Outubro de 1910 D. Maria Pia abandonou o paço, a caminho do exílio, com honras de uma guarda de caçadores e escoltada por lanceiros, às ordens do alferes D. Fernando Pereira Coutinho.