INVESTIGADORES ITALIANOS ACREDITAM TER ENCONTRADO RESTOS DA MONA LISA (DE CARNE E OSSO)

Posted on 9/27/2015 by UNITED PHOTO PRESS MAGAZINE

Mona Lisa (p.), por Leonardo Da Vinci
Fragmentos do fémur, dos ossos do queixo e de um tornozelo: eis os vestígios que uma equipa de investigadores italianos acredita pertencerem à mulher que deu o rosto para a obra-prima de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa.

Após vários anos de pesquisas e de escavações num convento em Florença, onde a mulher que terá posado para o pintor morreu em 1542, os investigadores encontraram aqueles que serão os seus vestígios mortais.

A Mona Lisa terá sido um retrato encomendado a Leonardo da Vinci por Francesco del Giocondo, mercador de sedas de Florença, da sua mulher Lisa Gherardini.

Arqueólogos e historiadores italianos começaram a exumar esqueletos em 2011 no convento onde esta mulher passou os últimos anos da sua vida.

Os primeiros oito que encontraram estavam bem conservados, mas os testes de carbono executados revelaram que eram demasiado velhos para terem pertencido a Mona Lisa, relata o Discovery.

Encontraram então mais quatro numa sepultura comum, entre os quais fragmentos de um fémur, ossos do queixo e de um tornozelo que pertencem ao mesmo período em que Mona Lisa viveu.

“É um juntar de elementos, de exames antropológicos a documentos históricos, que nos permitem concluir que os restos pertencem provavelmente a Lisa Gherardini”, salienta o líder da investigação, ohistoriador Silvano Vinceti, citado pelo Discovery.

Os resultados não podem contudo ser comprovados por via de testes de ADN, já que os ossos se encontravam num local demasiado húmido que deteriorou os esqueletos a um tal ponto que não permite a realização destes testes.

A expectativa dos investigadores é que, brevemente, a tecnologia se desenvolva a um ponto que permita confirmar cientificamente e sem sombras de dúvida que os restos encontrados são de facto da mulher que se acredita ter inspirado a Mona Lisa de Da Vinci.